segunda-feira, 9 de junho de 2008

10 de Junho- dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas

Amanhã festeja-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Foi escolhida esta data para celebrar o Dia de Portugal porque Camões, o grande poeta e patriota, morreu no dia 10 de Junho (de 1580). Patriota é uma pessoa que ama muito a sua pátria, que a serve e que, se necessário, se sacrifica por ela.
Camões demonstrou isto muito bem no seu poema épico “Os Lusíadas”, onde enaltece o povo português pela sua coragem e pelos seus feitos. Um poema épico é um poema em que se “cantam” os feitos heróicos dos Portugueses, de reis, de navegadores, etc.

Os símbolos da nossa Pátria, e que representam o país em qualquer parte do mundo, são o Hino Nacional, que se chama a Portuguesa, e a Bandeira Nacional que é verde (cor que representa a Esperança) e vermelha (cor que representa a coragem).
Tal como outras nações, Portugal tem uma Constituição onde estão estabelecidos todos os direitos e deveres dos cidadãos portugueses.
Ao Governo compete zelar pelo bem estar da população. Mas para que o possa fazer é necessário que os habitantes do país paguem os seus impostos, obedeçam às leis, trabalhem honestamente, protejam o património.

in Revista O Nosso Amiguinho – Junho 1999)

Sem comentários: