Este blog pretende ser um espaço de apontamentos,(trabalhos dos alunos, algumas indicações que fomentem a sua formação) de opiniões, de desabafos, de reflexões...
domingo, 8 de junho de 2008
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Hoje, 5 de Junho, celebra -se o Dia Mundial do Ambiente,por isso, proponho a leitura de A Lei de Bases do Ambiente. Aprovada há vinte anos, pela Lei Nº. 11/87, de 7 de Abril, é sem dúvida um dos mais belos textos da literatura jurídica portuguesa.“Todos os cidadãos têm direito a um ambiente humano e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbindo ao Estado, por meio de organismos próprios e por apelo a iniciativas populares e comunitárias, promover a melhoria da qualidade de vida, quer individual, quer colectiva.” – Número 1, do Artigo 2º.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
domingo, 1 de junho de 2008
quinta-feira, 29 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Dia da Europa- 9 de Maio
Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Dia da MÃE - 4 de Maio

Ser mãe é ser a carinhosa
É ser amável e amorosa
Ser mãe é ser amiga
É ser feliz e divertida
Ser mãe é amar
É saber agir e trabalhar
Ser mãe é cuidar
É ajudar e aconselhar
Ser mãe é gostar
É sorrir e aconchegar
Ser mãe é saber
É adorar e compreender
Ana Sofia da Costa Lopes 8ºA

glitter-graphics.com
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Escrita colaborativa online 9º anos- Avaliação intermédia
Agradecemos a tua participação nesta 1ª avaliação. Podes responder ao questionário que se encontra aqui. Muito obrigada!As professoras, Elsa - Clara, Teresa S. e Teresa P.Este selo foi-nos enviado pela professora Teresa Pombo da escola EB1 da Charneca da Caparica. Os temas são:
Tema 1:Bullying? Sabes o que é?
Tema 2:9º ano e agora?
Novo tema"Heróis ou ídolos?"
É o caminho mais rápido para a página. Bom trabalho!
terça-feira, 22 de abril de 2008
domingo, 20 de abril de 2008
23 de Abril - Dia Mundial do Livro e do Autor
glitter-graphics.com
sábado, 12 de abril de 2008
Homenagem aos Pais

Ontem, cheguei a casa perto da meia-noite e muito feliz!Tão feliz que nem sentia o cansaço de um dia de muito trabalho! Onze de Abril,dia da homenagem aos pais dos nossos alunos do oitavo ano. Estes aderiram com entusiasmo e sugeriram algumas actividades que se concretizaram com sucesso. Uma manhã de aulas,uma tarde de ensaios,correr para casa,fazer o jantar,voltar à escola.Nove e meia da noite e tudo a postos!Os pais,os tios,os irmãos mais velhos, mais novos,padrinhos,amigos,colegas de turma...que excitação!Os alunos participantes, à porta da escola, correm para nós numa ansiedade..."stora,a Carla ainda não chegou!;stora,acho que não vou conseguir;stora,em que lugar entramos?...".A ansiedade deles é também a nossa,temos que disfarçar e animá-los que tudo vai correr bem.A Carla está a chegar,a ordem de entrada está definida pelo professor António... É só ter calma!E fez-se silêncio! E a Cátia iniciou esta homenagem aos Pais lendo um poema de sua autoria, dedicado ao seu pai e a outros que,como o dela, já partiram.Depois, vieram as danças,o teatro,as canções,os poemas. Os aplausos, os vivas dos colegas orgulhosos de verem a sua turma tão bem representada, os pais orgulhosos dos seus filhos,os professores contentes e também orgulhosos dos seus alunos! No fim,os abraços e beijos de contentamento!Os pais a agradecerem por verem e descobrirem o talento dos seus filhos. E nós, professores,contentíssimos,pelos alunos,pelos pais,pelos colegas.Estes deram o seu apoio participando directamente,ou estando presentes e solidários. Obrigada a todos os alunos e pais, colegas organizadores(Teresa Silva, António Martins), directores de turma e professores( Ana Veloso,Rosa Gonçalves, Teresa Pinto, Isabel Silva,Graça Pereira, Lourdes Marques, Maria José Aguiar,Carla Carvalho, José Maria...)e ao Conselho Executivo pela confiança e motivação!
O meu pai é muito especial
Trabalha com muita dedicação
O amor que dá aos filhos
Vem do fundo do coração.
Maria João-8º B
O meu pai é especial
É um ombro para chorar
Está sempre comigo
Quando preciso falar.
Pai és amigo
Pai és amor
Estás sempre presente
Gosto tanto de ti
Fica comigo para sempre!
Carla e Cátia 8º B
terça-feira, 25 de março de 2008
segunda-feira, 24 de março de 2008
Procura o teu Mundo na Biblioteca
A D. Elvira ou algum professor da escola que se encontre na Biblioteca dar-te-ão a mão. Tu só tens que te deixar conduzir! Vai!
domingo, 23 de março de 2008
sexta-feira, 21 de março de 2008
21 de Março - dia Mundial da Poesia e dia Mundial para a eliminação da descriminação racial.
A cor que se tem
Quando for crescida
hei-de inventar
um perfume de encantar.
Quem o cheirar
há-de ficar de pele
com a cor de pele que mais gostar.
Branco ou amarelo
se preferir
preto ou vermelho
é só decidir.
Para alegrar
até estou a pensar
outras cores acrescentar.
Cor-de-rosa
verde ou lilás
são cores bonitas
e tanto faz.
E assim
há-de chegar
o dia de acreditar
que o valor
de alguém
não se pode avaliar
pela cor
que tem.
E então
tudo estará bem.
Maria Cândida Mendonça,"A cor que se tem"
António Gedeão " Lágrima de preta"cantada por Adriano Correia de Oliveira
Quando for crescida
hei-de inventar
um perfume de encantar.
Quem o cheirar
há-de ficar de pele
com a cor de pele que mais gostar.
Branco ou amarelo
se preferir
preto ou vermelho
é só decidir.
Para alegrar
até estou a pensar
outras cores acrescentar.
Cor-de-rosa
verde ou lilás
são cores bonitas
e tanto faz.
E assim
há-de chegar
o dia de acreditar
que o valor
de alguém
não se pode avaliar
pela cor
que tem.
E então
tudo estará bem.
Maria Cândida Mendonça,"A cor que se tem"
António Gedeão " Lágrima de preta"cantada por Adriano Correia de Oliveira
Subscrever:
Mensagens (Atom)





