

Ano Novo - Mensagens e imagens!
Este blog pretende ser um espaço de apontamentos,(trabalhos dos alunos, algumas indicações que fomentem a sua formação) de opiniões, de desabafos, de reflexões...

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.
Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.
Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.
Fernando Pessoa




Hoje,16 de Outubro,celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o Dia Mundial da Alimentação o tema O Direito à Alimentação (“The Right to Food)”. A escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento pela comunidade internacional da importância de erradicar a fome e a pobreza. Será também de reflectir que o excesso de alimentos, nomeadamente nas sociedades ocidentais, apresenta repercussões graves para a saúde.
Nos dias 7 e 8 de Outubro, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e as Nações Unidas celebraram a comemoração da Declaração dos Direitos Humanos garantindo a todos o “direito a um nível de vida adequado à saúde, ao bem-estar pessoal e familiar, incluindo a alimentação”. Sessenta anos após a assinatura da declaração de boa-vontade, a FAO está a planear a celebração do Dia Mundial da Alimentação 2008 destacando “o desastre de 923 milhões de pessoas subnutridas no Mundo”.
Amanhã festeja-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Foi escolhida esta data para celebrar o Dia de Portugal porque Camões, o grande poeta e patriota, morreu no dia 10 de Junho (de 1580). Patriota é uma pessoa que ama muito a sua pátria, que a serve e que, se necessário, se sacrifica por ela. Os símbolos da nossa Pátria, e que representam o país em qualquer parte do mundo, são o Hino Nacional, que se chama a Portuguesa, e a Bandeira Nacional que é verde (cor que representa a Esperança) e vermelha (cor que representa a coragem).
Tal como outras nações, Portugal tem uma Constituição onde estão estabelecidos todos os direitos e deveres dos cidadãos portugueses.
Ao Governo compete zelar pelo bem estar da população. Mas para que o possa fazer é necessário que os habitantes do país paguem os seus impostos, obedeçam às leis, trabalhem honestamente, protejam o património.
in Revista O Nosso Amiguinho – Junho 1999)