Este blog pretende ser um espaço de apontamentos,(trabalhos dos alunos, algumas indicações que fomentem a sua formação) de opiniões, de desabafos, de reflexões...
segunda-feira, 4 de maio de 2009
domingo, 3 de maio de 2009
3 de Maio - Dia da Mãe

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos folgavam e eram encorajados a regressar a casa para passarem esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa, passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual - que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos, a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A ideia de se criar um Dia da Mãe partiu de Anna Jarvis em 1904, quando a sua mãe morreu. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, onde se reuniu a família e os amigos. Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos que deviam ser usados por todos. Estes simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos, enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis, o objectivo deste dia seria tomarmos medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a Sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos no intuito de se celebrar um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.
Apesar de ter passado um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
quarta-feira, 22 de abril de 2009
23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR
O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países.Com a celebração deste dia, a UNESCO pretende fomentar a leitura, a indústria livreira e a protecção da propriedade intelectual através do direito de autor.
A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Vladimir Nabokov, Josep Pla, Manuel Mejía Vallejo.Por este motivo, a data foi escolhida pela Conferência Geral da Unesco para render homenagem mundial ao livro e aos seus autores e incentivar a todos, o descobrir e o prazer da leitura respeitando a contribuição dos autores enquanto criadores e contribuintes para o progresso social e cultural.Dia 23 de Abril é também o dia de São Jorge. Na Catalunha, em Espanha, neste dia é tradição oferecer uma rosa ao comprador de um livro lembrando a tradição catalã segundo a qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebendo em troca um livro.
terça-feira, 21 de abril de 2009
22 de Abril - Dia da TERRA

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
domingo, 12 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
domingo, 5 de abril de 2009
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Dia Internacional do livro infantil
Quando também se contam 202 anos do nascimento de Hans Christian Andersen verMargaret Mahy ver
"Vivemos numa época em que o mundo está cheio de livros. Mergulhar neles à procura de alguma coisa, lendo-os e relendo-os, faz parte da viagem de cada leitor. A aventura do leitor consiste em descobrir, nessa selva de caracteres impressos, uma história tão vibrante que o transforme como que por magia. Uma história tão apaixonante e misteriosa que mude a sua vida. Creio que cada leitor vive para esse momento em que de súbito o mundo de todos os dias se altera um pouco, abre espaço a uma nova piada, a uma ideia nova, àquela nova possibilidade que é dada a uma determinada verdade de se exprimir pelo poder das palavras."
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing
domingo, 8 de março de 2009
Dia internacional da mulher

LENDA E REALIDADE
A fixação do dia 8 de Março apenas ocorreu depois da 3ª Internacional Comunista, com mulheres como Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. A data escolhida foi a do dia da manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados. Esta manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março. Só a partir daqui, se pode falar em 8 de Março, embora apenas depois da II Guerra Mundial esse dia tenha tomado a dimensão que foi crescendo até à importância que hoje lhe damos.
A partir de 1960, essa tradição recomeçou como grande acontecimento internacional, desprovido, pouco e pouco, da sua origem socialista....)
Desde 1975, em sinal de apreço pela luta então encetada, as Nações Unidas decidiram consagrar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.
in www.leme.pt
quinta-feira, 5 de março de 2009
Estamos a estudar Os Lusíadas e a propósito...

Este poema e este video
Fernando Pessoa
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O AMOR É UMA COMPANHIA
O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais
depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir
vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que
está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as
árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que
sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol
com a cara dela no meio.
Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Darwin - 200 anos do nascimento do naturalista

Charles Darwin
(Shewsbury, Shropshire, 1809 - Down, Kent, 1882).
Naturalista britânico. Inicia estudos de Medicina e de Teologia, mas em 1831, aprende bastante de Botânica, Entomologia e Geologia, é recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle. A volta ao mundo do Beagle dura cinco anos, durante os quais Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época. Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à morte.
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.
Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.
A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum. Por formular estas ideias vê-se violentamente combatido pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem a imagem de Deus. Consequentemente, em redor do pensamento de Darwin cristalizam as polémicas vitorianas sobre a natureza social, metafísica e fisiológica do homem.
O impacto desta obra é imediato e sensacional. O público culto já está introduzido na concepção da evolução, mas o facto de um cientista respeitado contribuir com tal quantidade de evidências para provar esta ideia revolucionária convence um grande número de cientistas importantes, de modo que, por muitos oponentes que tenha, a opinião geral torna-se favorável.
Darwin tem uma influência decisiva sobre a literatura da segunda metade do século xix e contribui involuntariamente para o advento do naturalismo literário.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
FINALMENTE aprendi a fazer links clicando nas imagens!!! É tão óbvio!!! ,
sábado, 31 de janeiro de 2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Para avaliares o valor de Luís Vaz de Camões, lê o que se segue:

Há mais de 200 nações no mundo mas só duas possuem poemas épicos sobre a sua
História: a Grécia e Portugal.
-
Homero (Grécia): Escreveu dois poemas épicos «Ilíada» e «Odisseia», sobre o povo grego. Era cego.
-
Camões (Portugal) - que também ficou cego do olho direito - escreveu o poema épico «Os Lusíadas», que quer dizer «Os Portugueses», descrevendo quatro séculos da História dos Portugueses. São 8.816 versos e cerca de 55.000 palavras.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Luís Vaz de Camões



