sábado, 10 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mafalda, a contestatária, faz hoje 45 anos. Parabéns!

Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou, transformou-se numa das mais divertidas comentadoras políticas da actualidade mundial nos anos 1960/70. Celebra hoje 45 anos.
De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino "Primera Plana". Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas.
Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no "Primera Plana", na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional. À primeira vista, Mafalda podia ser uma menina de seis anos, reguila, desafiadora e descarada, mas depressa se percebeu que da sua boca, dos balões que Quino preenchia, saíam comentários mordazes e pertinentes sobre a ordem do mundo, a luta de classes, o capitalismo e o comunismo, mas também, de forma mais subtil, sobre a situação política e social argentina.
Era a Mafalda, a contestatária e insatisfeita, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.
A par da atitude de adulto mas com o desarmante discurso de uma criança, Mafalda tinha essa mesma condição de menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, não compreendia a guerra no Vietname e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre.
in jornal de notícias
Se quiseres saber mais cilca na imagem ao lado Clube da Mafalda

sábado, 26 de setembro de 2009

CHEGOU O OUTONO!

gifs fofos

RecadosOnline - Horas de trabalho resultam em lindos gif de Início do Outono!


Nas ruas de outono
Os meus passos vão ficar
E todo abandono que eu sentia vai passar
As folhas pelo chão
Que um dia o vento vai levar
Meus olhos só verão que tudo poderá mudar

Eu voltei por entre as flores da estrada
Pra dizer que sem você não há mais nada
Quero ter você bem mais que perto
Com você eu sinto o céu aberto

Daria pra escrever um livro
Se eu fosse contar
Tudo que passei antes de te encontrar
Pego sua mão e peço pra me escutar
Seu olhar me diz que você quer me acompanhar

Eu voltei por entre as flores da estrada
Pra dizer que sem você não há mais nada
Quero ter você bem mais que perto
Com você eu sinto o céu aberto

Quero ter você bem mais que perto
Com você eu sinto o céu aberto...

A voz de Ana Carolina

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão...



Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão!
Não é desprezo é apenas protecção.
(bis)
Contra essa gripe que acabou de chegar
E com essa gripe não se deve vacilar
É o virus influenza H1N1
É a tal gripe suína que assusta qualquer um!
Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão!
Não é desprezo é apenas protecção.
(bis)
Por isso eu digo: a gente tem que se cuidar
P’ra não deixar essa gripe se espalhar, ‘viu?
(bis)
Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão!
Não é desprezo é apenas protecção.
(bis)
É isso aí! Cuide bem de você
E ensine a sua turminha a se cuidar também!
Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão!
Não é desprezo é apenas protecção.
(bis)

sábado, 5 de setembro de 2009



A felicidade exige valentia

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, "um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa







sábado, 29 de agosto de 2009

29 de Agosto - aniversário de Michael Jackson

Em homenagem a Michael Jackson, o Google,hoje, está assim.
Michael Jackson completaria 51 anos neste sábado (29). A data não foi esquecida pelos milhares de fãs do cantor em países como Inglaterra e França. Semelhante ao que fizeram quando ele morreu, os fãs do rei do pop reuniram-se para celebrar seu importante trabalho musical.
Em Paris, fãs vestidos de Michael Jackson dançaram os maiores sucessos do cantor em frente à Torre Eiffel. A famosa coreografia de Thriller, claro, não foi esquecida. Quem passava pelo local, acabou parando para acompanhar os passos de um rapaz vestido como o ídolo.
Em Londres, fãs chegaram fantasiados com o mocassim preto, meias brancas, chapéus e luvas para celebrar a data. Eles reuniram-se no centro de Londres. A movimentação atraiu muita gente ao local.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

É preciso sorrir!



Sorri

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Charles Chaplin

sexta-feira, 31 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS!



As férias batem à porta
impacientes querem entrar;
são amigas do calor
do sol, da praia e do mar.

Trazem festas populares,
foguetes,bombos,melão,
pimentos,sardinha assada,
dias quentes de Verão.
Trazem pêssegos,gelados,
fatias de melancia,
viagens, tendas,caravanas,
descobertas,alegria.

As férias batem a porta
por favor deixem entrar
o ano só tem um Verão
é preciso aproveitar.

António Mota, Onde tudo acontece

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ser professor(a)


Mandaram-me este texto do actor brasileiro JÔ SOARES e não resisti em colocá-lo aqui. Divirtam-se!

O professor segundo Jô Soares

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia”.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um “Adesivo”.
Precisa faltar, é um “turista”.
Conversa com os outros professores, está “malhando” nos alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não se sabe impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala correctamente, ninguém entende.
Fala a “língua” do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é retido, é perseguição.
O aluno é aprovado, deitou “água-benta”.
É! O professor está sempre errado, mas,

se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

21 deJulho-110 anos de Ernest Emingway

Ernest Miller Hemingway nasceu em 1899, em Oak Park, Illinois (EUA). Filho de um médico da zona rural, cresceu em contacto com um ambiente pobre e rude, que conheceu ao acompanhar o trabalho do pai na região. Esse ambiente foi descrito em seu livro de contos In Our Time (1925).
Trabalhando como repórter, Hemingway alista-se no exército italiano em 1916 e é gravemente ferido na frente de batalha. Ao deixar o hospital, passa a trabalhar como correspondente em Paris. Em 1926, publica O Sol Também Se Levanta, livro que obteria um sucesso surpreendente.
Em 1929, publica Adeus às Armas, que descreve a experiência militar de seu autor na Itália.
Vai para a Espanha, onde produz Morte à Tarde (1932), sobre as touradas; faz caçadas na África Central, que relata em As Verdes Colinas da África (1935); participa da Guerra Civil Espanhola e escreve Por Quem os Sinos Dobram (1940); de suas experiências como pescador em Cuba, surge O Velho e o Mar (1952), livro que lhe rendeu o Prémio Pulitzer.
Ganhador do Nobel de Literatura (1954), Hemingway suicidou-se em sua casa de Ketchum, em Idaho (EUA), em 1961.
O livro"por quem os sinos dobram"foi inspirado no poema de John Donne Fica aqui a transcrição e respectiva tradução.


"No man is an island,Entire of itself.Each is a piece of the continent,A part of the main.If a clod be washed away by the sea,Europe is the less.As well as if a promontory were.As well as if a manner of thine ownOr of thine friend's were.Each man's death diminishes me,For I am involved in mankind.Therefore, send not to knowFor whom the bell tolls,It tolls for thee."

Tradução:

"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."

John Donne.



sábado, 6 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente - O mundo é a nossa casa

As comemorações deste dia têm como objectivo mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas para se tornarem agentes activos do desenvolvimento sustentável, promover a mudança de atitudes em relação ao uso dos recursos e às questões ambientais e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.
Este dia fica marcado pela estreia, a nível mundial, do filmeHome-o mundo é a nossa casa", que clama por uma nova consciência, convidando os cidadãos a parar por um momento, a fim de olhar para o nosso planeta e perceber como lidamos com os seus tesouros e a sua beleza.
Este filme será apresentado em cerca de 100 países, simultaneamente em cinemas (apenas no dia 5 de Junho), nas televisões (na RTP 2, pelas 20:30h), na Internet e em espaços públicos de referência das principais capitais europeias. Os portugueses podem assistir à projecção gratuita do filme no Largo Camões, em Lisboa, pelas 21:00h.
em Portal do Cidadão"www.portadocidadao.pt"

domingo, 3 de maio de 2009

3 de Maio - Dia da Mãe



As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Em Roma, 250 anos antes do nascimento de Cristo, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos folgavam e eram encorajados a regressar a casa para passarem esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa, passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual - que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos, a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A ideia de se criar um Dia da Mãe partiu de Anna Jarvis em 1904, quando a sua mãe morreu. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, onde se reuniu a família e os amigos. Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos que deviam ser usados por todos. Estes simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos, enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis, o objectivo deste dia seria tomarmos medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a Sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos no intuito de se celebrar um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.
Apesar de ter passado um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR

O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países.
Com a celebração deste dia, a UNESCO pretende fomentar a leitura, a indústria livreira e a protecção da propriedade intelectual através do direito de autor.

A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Vladimir Nabokov, Josep Pla, Manuel Mejía Vallejo.Por este motivo, a data foi escolhida pela Conferência Geral da Unesco para render homenagem mundial ao livro e aos seus autores e incentivar a todos, o descobrir e o prazer da leitura respeitando a contribuição dos autores enquanto criadores e contribuintes para o progresso social e cultural.Dia 23 de Abril é também o dia de São Jorge. Na Catalunha, em Espanha, neste dia é tradição oferecer uma rosa ao comprador de um livro lembrando a tradição catalã segundo a qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebendo em troca um livro.

terça-feira, 21 de abril de 2009

22 de Abril - Dia da TERRA

O Google lembra o dia da Terra com esta imagem

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

domingo, 12 de abril de 2009

Tabalho da aluna Carina Dias

domingo, 5 de abril de 2009

“Escrev&col@bor@” novo tema

Tema quatro. Clica sobre a imagem e escreve. Bom trabalho!