domingo, 21 de fevereiro de 2010

2010-Ano nternacional da Biodiversidade

O que é a Biodiversidade
A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.
As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobreexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais. Vários estudos recentes da AEA mostram que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido.
Causas e consequências
Um estudo publicado em 2004, na revista «Nature», sobre os possíveis impactos de um cenário de alterações climáticas moderadas em milhares de espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, borboletas e outros invertebrados, em seis zonas ricas em termos de biodiversidade, mostrou que 15 a 37 por cento destas poderão extinguir-se até 2050. O artigo refere as alterações climáticas como a maior ameaça à biodiversidade.
Em 2007 as comemorações internacionais do Dia Mundial da Biodiversidade (22 de Maio) tiveram por tema «A biodiversidade e as alterações climáticas» e em 2010 comemorar-se-á o Ano Internacional da Biodiversidade.
in Ciência Hoje

Sem comentários: